O que é o sensor de ABS?

PorTparts
Comentários0

Você sabia que o sensor de ABS faz parte do sistema de frenagem do veículo? Leia esta matéria para entender o que é o sensor ABS, como ele funciona e quais são sinais que indicam que esta na hora de levar o seu carro para a manutenção.

O que é o sensor ABS?

Primeiramente, vamos começar entendendo o que é o sensor ABS e quais são as suas funções dentro do sistema de frenagem.

O sensor ABS ou Sistema Antitravamento de Frenagem, é o sistema que oferece uma frenagem mais suave, isto é, uma parada não tão brusca e imediata. Esse sistema de freio é composto por:

  • sensores de velocidade
  • unidade hidráulica
  • unidade de comando — ou módulo de controle eletrônico

Para que serve o sensor ABS?

A sua principal função é emitir o sinal de velocidade das rodas para a unidade eletrônica do sistema. Isto é, esse sinal ativa as válvulas hidráulicas para receberem o fluido e iniciarem o tratamento mais sutil das rodas. Deste modo, a pressão do freio sobre a roda é controlada. Esse processo garante mais leveza no travamento dos discos, evitando que o veículo derrape e perca a aderência com a pista. 

Posto que, quando é um sistema de freio convencional, o freio ativa as pastilhas que travam o disco das rodas fazendo que o veículo em movimento pare imediatamente. Neste caso, o processo de parada do veículo oferece maiores riscos, uma vez que a frenagem é mais brusca e o controle da direção também comprometida, ou seja, pode fazer com que o carro derrape. 

Quais os sinais que indicam problemas? 

Como citamos acima, quando você escuta barulhos na hora que está freando ou trepidações, isso pode indicar que o sensor ABS do seu carro pode estar com problemas. Esses problemas, geralmente podem ser causados por: 

  1. Problemas eletroeletrônicosos freios ABS são alimentados pelo sistema elétrico do veículo e muitos componentes ficam bastante expostos. Por isso, é comum surgirem problemas nos contatos, cabos ou interferências eletromagnéticas.
  2. Defeitos nos sensores – quando os sensores estão com problemas, a central eletrônica não consegue mandar os comandos corretos para o módulo hidráulico, comprometendo todo o sistema.

Sensor ABS x freio convencional

Depois de entendermos que a função do sensor é evitar o freada brusca, e consequentemente, garantir o melhor controle ao motorista na hora de parar o veículo, compreendemos então que o sensor ABS em situações inesperadas e de risco é um componente essencial para evitar a perda de controle do veículo. 

Para você entender o que acontece na prática, em uma pista seca, o veículo com freios convencionais precisa de pelo menos 45 metros para parar totalmente, assim que o pedal do freio é acionado. Já com o sensor de ABS, na mesma situação o veículo desacelera em 32 metros. Em pistas molhadas, o sistema sem freio ABS desacelera em 53 metros, porém, com o sensor ABS, o veículo para totalmente em aproximadamente 42 metros. 

É importante ressaltar, que até é possível frear o carro não tão bruscamente com o sistema de frenagem convencional. Isso quer dizer, que você precisa pisar várias vezes no pedal de freio e não de uma vez só. Ao fazer assim, o carro começa a parar mais rapidamente, em menor distância e com menor risco de travamento das rodas. 

Contudo, também é imprescindível alertar que em uma situação de emergência, e principalmente, se estiver em alta velocidade em rodovias por exemplo. Sem o sensor ABS você precisa estar emocionalmente preparado para gerir o impulso de frear instintivamente de uma vez. E mais, ter a habilidade física para controlar o freada com o pedal manualmente. Ou seja, o risco é evidente! Portanto, está claro que o sensor ABS é uma mão na roda, não é? E literalmente! 

Ficou com alguma dúvida? 

Deixa aqui nos comentários ou entre em contato com os nossos especialistas, que teremos o maior prazer em responder. 

Lembre-se sempre de fazer manutenção preventiva com um mecânico de sua confiança. A manutenção preventiva é um dos métodos que garantem ainda mais a sua segurança. E claro, se precisar fazer a manutenção corretiva ou preventiva do sensor ABS do seu carro, conte com a TPARTS Autopeças, temos as melhores peças para pick-ups e vans.

Também acompanhe a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades e tudo o que você precisa saber sobre a mecânica do seu 4×4. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Newsletter